sábado, 20 de junho de 2009

Franz Ferdinand



Franz Ferdinand é uma Banda de rock alternativo de Glasgow, Escócia, inspirado na banda Talking Heads e outras dos anos 80, sem deixar de lado a pegada e ritmos dançantes do indie rock dos anos 2000. Foi considerado uma das grandes revelações da cena musical no ano de 2004 e chegou a ganhar o Mercury Music Prize.

Quem deu o nome a Banda existiu foi : Francisco Ferdinando foi um arquiduque austro-húngaro, cujo assassinato deu início a Primeira Guerra Mundial.

A Banda é composta por quatro rapazes:Bob Hardy (baixo), Nick McCarthy (guitarra), Paul Thomson (bateria), e Alex Kapranos (vocal e guitarra)

Lançaram um EP independente em 2002, que garantiu, no ano seguinte, a contratação pelo selo Domino.

No ano de fundação da banda, Hardy e Kapranos já pensavam em fazer música, quando resolveram convidar McCarthy. Este último, um pianista clássico e baixista, que tocava bateria em outro grupo. Para tudo ficar mais que completo os três convocaram Paul Thomson para assumir a bateria.

Os ensaios ocorriam na casa de McCarthy até que descobriram um armazém abandonado que levou o nome de Chateau. Neste espaço, alem de ensaiar, eles faziam festas na qual uniam música e arte. Isso por que Hardy é formado na Glasgow School of Art, e Thomson sempre posava como modelo.

O primeiro disco da banda rendeu o apelido de “Scottish Interpol”, depois disso eles ficaram o resto do ano acompanhando bandas como o Hot Hot Heat e Interpol. “Franz Ferdinand”, lançado no início de 2004, deu ao grupo inúmeros prêmios graças a canções como “Take Me Out”.Um ano depois o grupo anunciou o lançamento do segundo disco da carreira. Batizado de “You Could Have It So Much Better” o material chegou às lojas internacionais no mês de outubro, reunindo faixas como “The Fallen”, “Walk Away” e “Fade Together”

.O terceiro disco do grupo foi lançado também pela Domino, em Janeiro de 2009 e leva o nome de “Tonight: Feanz Ferdinand”.
Ouça e viaje ao som de Franz Ferdinand!

2 comentários:

Fernanda Magalhães disse...

Eu adoro essas bandas alternativas...Vou sacar o som dessa galera ai que vc está indicando.


Seja bem vindo ao meu mundo...


Beijos de luz!

Carlos Howes disse...

Muito bons!! O primeiro disco, especialmente, é hit do inicio ao fim.